quinta-feira, 24 de julho de 2008

Você [realmente] conhece o seu mercado?

Na semana passada participei de uma reunião que me obrigou a refletir um pouco sobre o quanto pensamos estar cientes das coisas com que lidamos.

Pensava conhecer no mínimo razoavelmente bem o mercado em que atuo, mas de repente me dei conta de que o que sabemos é apenas a ponta do iceberg. Pensava conhecer um pouco do que os clientes querem, do perfil deles, pensava estar bastante avançado em termos de abrangência de mercado... Mas muito ainda pode ser enriquecido com estudos mais aprofundados.

Por exemplo:
  • será que os segmentos que atendemos são os únicos que podem ser trabalhados?
  • será que conhecemos bem o perfil de nossos clientes e o que eles realmente desejam?
  • será que por desconhecer algum detalhe, podemos estar entrando com uma abordagem que seja um pouco inadequada?
  • em um mercado tão concorrido, como ganhar mercado?
  • e uma pergunta que decorre de todas estas: sem conhecer as minúcias do mercado, como elaborar e implementar uma estratégia adequada? (sem conhecer devidamente as características do mercado, podemos estar dando tiros a esmo tentando acertar uma mosquinha)
  • você sabe onde estão localizados seus clientes? Há alguma área de maior concentração?
  • antes de partir para novos mercados, que tal fazer um estudo detalhado sobre ele?
Estas são algumas das perguntas que devem nortear um trabalho de estratégias comerciais mais agressivas. É o início. Se você pular esta etapa, você pode até se dar bem, mas o trabalho será muito maior.

Esta semana estou sendo mais econômico nas linhas escritas, pois me dei conta de que temos muito que estudar... E isto é um aprendizado enorme...

Então, esta é a dica da semana: se você acha que conhece bem o mercado que você atua, seja ele qual for, experimente dedicar algumas horas da sua semana para estudar um pouco mais, você vai se surpreender com o que você pode descobrir!

Um grande abraço a todos e bons negócios!

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