segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Expoprag 2008 - eu fui!

Como os leitores habituais já sabem, o objetivo deste espaço é trazer novidades ao mercado de controle de pragas.
A intenção é auxiliar os empresários do setor a terem uma preocupação com a profissionalização de suas empresas, pois é preciso acabar de uma vez por todas com a visão que muita gente tem de que controladores de pragas são "picaretas", pois a grande maioria não é.
A grande maioria são empresas sérias, preocupadas em se atualizar e prestar um serviço de qualidade aos seus clientes, e com isso crescer cada vez mais no mercado. Este é o caminho. Isto é um crescimento sustentável, diferente de fazer um anúncio em algum meio de comunicação de massa, fazer muitos serviços, mas depois, no final das contas, ter muito poucos clientes verdadeiramente fiéis e que indicariam o serviço a seus amigos.
Esta preocupação precisa estar presente na sua empresa! A profissionalização do setor é um passo muito importante neste sentido. Mas não é o único. Não pretendo entrar novamente no mérito da questão, até mesmo porque já falei sobre isso antes, mas a existência de uma associação ativa e forte também é muito importante para lutar por essa profissionalização.
Mas o assunto hoje é a Expoprag 2008, que ocorreu entre os dias 20 a 22 de agosto, em São Paulo. A feira é realmente muito interessante, apesar de apresentar relativamente poucas novidades em relação ao que já se conhece do mercado.

Mas é um espaço muito interessante para conhecer os fabricantes, estreitar o relacionamento com as pessoas que trabalham nas empresas que fabricam os produtos que você usa, e eventualmente conhecer algo novo que surge.

Se você já esteve presente num evento destes, sabe o que estou falando, se não esteve, recomendo que na próxima edição (em 2010 - a feira ocorre a cada 2 anos) você reserve pelo menos um dia para dar uma passeada pela feira.
Os principais fabricantes costumam marcar presença. Outra coisa interessante de se fazer, caso você tenha disponibilidade, é assistir às palestras do congresso.
Embora tenha contado com palestrantes que são referência nacional em controle de pragas, poucas palestras foram relevantes para pessoal de nível técnico mais avançado, no que tange à atividade. Entre elas, destaca-se uma palestra de formação de preços e outra de controle de carrapatos. Fora isso, também foram apresentados temas interessantes, como a avaliação de risco de inseticidas (mostrando como são feitos os cálculos de DL50 oral e dermal), mas que para uma desinsetizadora geralmente não agrega muito em termos práticos.
Outra que gerou uma reflexão bastante interessante foi a "Controle de Pragas no Século XXI e Seu Impacto no Meio Ambiente". Entre as coisas que foram apresentadas, destaca-se a observação de que hoje ainda muitas empresas tem uma grande preocupação com a contratação e treinamento dos funcionários, pois como ocorre muitas vezes, este pode vir a ser um concorrente amanhã. A controladora de pragas do século XXI não pode mais se dar ao luxo de ter a preocupação de esconder seus "segredos", pois os produtos que usa estão por força de lei sendo informados aos clientes ou quem quer que tenha acesso aos laudos. A internet também surge neste contexto com força, quebrando barreiras antes intransponíveis da disseminação do conhecimento. Nela, toda ou quase toda a informação está disponível para quem quiser usar.
Pensando um pouco sobre isso, e acho que tem um bom fundo de realidade nisso tudo, me reforça a crença de que sua empresa tem que ter um algo mais para oferecer para o cliente. Qual o seu diferencial competitivo? O que o faz melhor que seus concorrentes? O que seus clientes valorizam e que seus concorrentes não estão enxergando, a ponto de torná-lo melhor que eles? Creio que é esta a reflexão que deve ser feita.
Produtos bons estão ao alcance de todos da mesma forma, conhecimento técnico também, para quem se interessa em buscar. O diferencial então deve residir em algum serviço ou relacionamento especiais, algum valor agregado que somente sua empresa tem condições de fornecer neste momento. Neste momento, porque a concorrência vai tentar copiar assim que perceber o que está lhe tornando melhor. E então você terá que se reinventar e trazer outras novidades.
Bill Gates faz isso com a Microsoft, cada vez que lança uma nova versão do Windows. Ele supera o próprio produto com uma versão melhor - aqui sem entrar no mérito se é melhor mesmo ou não - tentando sempre fazer isto antes que a concorrência o faça.
Voltando à Expoprag, uma das melhores palestras que assisti não tinha foco em controle de pragas, mas falava de inovação. De tanto em tanto o palestrante fazia um link com o nosso mercado, mas o foco da palestra de uma forma geral era a inovação. Fazer diferente. Uma palestra sem dúvida muito descontraída e interessante. O palestrante foi Luciano Pires (veja maiores informações em http://www.lucianopires.com.br/).
Outra cara para o mesmo tema: é preciso ser criativo e criar um espaço no mercado onde podemos ser líderes. Infelizmente não tenho mais muita coisa para acrescentar, mas caso eu possa ser útil em alguma coisa, fico à disposição dos leitores. De qualquer forma, o evento de uma forma geral foi muito bom. Recomendo a todos.
E já está marcada para o ano que vem a Sulprag: V Sulprag - 24, 25 e 26 de junho de 2009, em Joinvile - SC. Maiores informações visite http://www.acprag.com.br/.
Agradeço pela atenção e paciência dispensados. Desejo a todos bons negócios!
Um grande abraço!

Nenhum comentário: